A Toscana encontra-se no centro de Itália, rodeada pela cadeia montanhosa dos Apeninos e pelo Mar Tirreno, tendo na deslumbrante Florença a sua principal cidade. Chianti, Brunello di Montalcino ou Super-Tuscan ?
A Toscana é provavelmente a mais reputada região de vinhos de Itália, tendo na casta nativa Sangiovese a sua maior representatividade. Foi contudo o aparecimento das castas francesas que originaram os Super-Tuscan, que elevou a região para o topo do panorama mundial.
É entre vilas medievais e as suas paisagens únicas, que encontramos as principais denominações de origem da região, as quais originam alguns do melhores vinhos do mundo: Chianti DOCG , Brunello di Montalcino DOCG, Vino Nobile di Montepulciano DOCG, Vernaccia di San Gimignano DOCG, Bolgheri DOC e Maremma Toscana DOC.
Região de Chianti
A região de Chianti localiza-se no sopé da cadeia montanhosa dos Apeninos, entre Pisa e Siena, tendo os limites geográficos da Denominações de Origem (DO) sido ampliados, dando origem à DO de Chianti Clássico DOCG (a mais antiga) e da DO de Chianti DOCG, sendo os seus vinhos produzidos maioritariamente a partir da casta Sangiovese, à qual se juntam a Canaiolo Nero e Colorino, ou mesmo algumas castas francesas.
A Sangiovese é uma casta de maturação tardia, a qual origina vinhos de cor aberta com taninos e acidez elevada, e portanto elevada afinidade para o prolongado envelhecimento em madeira, bem como em garrafa. Apresenta aromas de fruta vermelha (cereja, groselha e ameixa) e flores secas, aos quais se juntam os aromas secundários especiados e de fumo, evoluindo para aromas terciários de carne, cogumelos ou caça.
Chianti DOCG constitui uma DO ampla onde encontramos os vinhos mais genéricos, a qual se encontra dividida em sub-regiões, tendo em Rufina e Colli Senesi duas das mais prestigiadas sub-regiões.
A DO de Chianti Clássico DOCG representa os primórdios da região de Chianti, localizada próxima à cadeia montanhosa dos Apeninos, onde se podem encontrar alguns dos vinhos de melhor qualidade. Os vinhos devem ser envelhecidos por um período mínimo de 12 meses, 24 meses para os Riserva (3 dos quais em garrafa) e 36 meses para os Gran Selezione.
Brunello di Montalcino DOCG
Localizada mais a Sul e a menor altitude, e é tendencialmente mais quente. No entanto, a influência marítima do Tirreno promove um efeito moderador, responsável pela amplitude térmica diária.
Nesta DO os vinhos têm de ser produzidos 100% a partir de Sangiovese, bem como respeitar um período mínimo de envelhecimento de 5 anos com 24 meses de estágio em madeira. Originam vinhos geralmente mais estruturados quando comparados com a região de Chianti.
Vino Nobile di Montepulciano DOCG
Próximo de Montalcino encontramos a DO de Montepulciano, a qual produz vinhos maioritariamente a partir da casta Sangiovese, e não a partir da casta com o mesmo nome, tendo um mínimo de envelhecimento de 24 meses.
Super-Tuscan
Foi na costa da Toscana, junto ao Mar Tirreno, o qual promove uma influência moderadora significativa do clima mediterrânico, qua a Toscana atingiu o seu auge no panorama mundial.
Para além da Sangiovese é aqui que predominam as castas francesas como a Cabernet Sauvignon, Merlot ou Syrah.
Frequentemente designados como Toscana IGT (Indicação Geográfica Típica), as recentes DO de Maremma Toscana DOC e Bolgheri DOC estão autorizadas a produzir vinhos exclusivamente a partir de castas internacionais.
Vernaccia di San Gimignano DOCG
Vernaccia di San Gimignano é uma casta branca ancestral da Toscana, cuja DO se localiza ao redor da fantástica vila de San Gimgnano. Os seus vinhos são produzidos com o mínimo de 85% da casta, apresentando aromas florai e frutadas, com toques de ervas aromáticas e especiarias.
© Tourinto Premium Wines Todos os direitos reservados.
17/03/2025